O que leva ao surgimento do Melasma?

O melasma ainda é uma condição muito nova para muitas pessoas, mas a verdade é que ela é muito mais comum do que se pensa, afetando especialmente mulheres do mundo todo.

Um dos assuntos que ainda gera muitas dúvidas é justamente sobre os fatores que levam ao surgimento do melasma, afinal, não é uma condição que se desenvolve por nada.

Pensando nisso, hoje vamos conhecer quais são os principais fatores que originam o melasma na pele, mas antes vamos te dar uma dica boa, o Melan Free funciona para diminuir as manchas, não importando por qual dos motivos abaixo elas tenham surgido. Enfim, vamos as causas:

  • Exposição solar excessiva e sem proteção adequada

Está notando o surgimento de manchas na pele e não sabe qual a origem delas? Pode ser exposição excessiva ao sol.

Isso porque os raios UV povocam o aumento da melanina na pele e, se não houver a proteção adequada, pode levar ao desenvolvimento do melasma ou mesmo outros tipos de mancha, como é o caso do lentigo solar.

  • Uso de pílula contraceptiva

Nesses casos, as manchas na pele surgem principalmente em mulheres que já possuem uma predisposição genética ao problema. Também podem surgir mais facilmente em mulheres que se expõem à radiação do sol sem usar filtro solar.

Por isso é que a indicação é só fazer o uso de contraceptivos com a orientação e o acompanhamento de um médico.

  • Gestação

Nesses casos, o melasma é chamado de cloasma gravídico e surge graças à participação da progesterona e do estrogênio. Mais do que isso, estudos feitos recentemente sugerem que também ocorre a participação de um outro hormônio chamado melanotrófico, que é o responsável pela ativação da melanina.

Nesse caso, as manchas tendem a aparecer mais ao redor dos olhos, em torno da aboca e nas bochechas. Também pode ocorrer o escurecimento da linha alba, dos mamilos, das virilhas e das axilas.

Também não é nada incomum que a mulher grávida perceba o escurecimento de manchas já existentes previamente.

  • Luz visível

A radiação tem uma gama enorme de espectros e tem aquelas luzes que são visíveis para o olho humano, que são basicamente as cores do arco-íris, e também tem os raios que são invisíveis ao olho humano, que são aqueles que ficam abaixo do vermelho (infravermelho) e acima do violeta (ultravioletas).

A luz visível é aquela que possui uma maior energia e ela pode causar uma série de problemas de pele, incluindo o melasma. Como ela penetra de uma maneira profunda na pele, pode promover manchas de coloração mais escura e que são mais difíceis de tratar.