Os Ipês do Cerrado do Centro Oeste|Goiânia-Goiás

.

“Quanto mais rigorosa for a seca, mais o ipê floresce e se fortalece” 


Clima seco e quente é favorável à florada dos ipês, que embelezam a capital e cidades do interior de Goiás.

As que têm flores amarelas, brancas e roxas são nativas. Já os ipês com flores na cor rosa são originários da América Central e caracterizados na literatura científica como espécies exóticas, ressalta o  diretor de Áreas Verdes da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Antônio Esteves.
Existem catalogadas pelos botânicos mais de 200 espécies de ipês.

O ipê amarelo, de acordo com o ambientalista, é o que apresenta maior diversidade de espécies no País.  Exatamente por isso, é apontado como a árvore que simboliza o Brasil.
O processo reprodutivo, depois da polinização, os frutos dos ipês se abrem e as sementes são levadas pelo vento para os mais diversos locais.

As chuvas que ocorrem em seguida favorecem o êxito da germinação. “As sementes são levadas pelo vento para longe da mãe, o que garante a sobrevivência dos seus descendentes”, pontua a professora
a professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Sabrina do Couto de Miranda, mestre em Botânica e doutora em Ecologia.
.
Flores do Ipê rosa em Goiânia-Goiás
Flores do Ipê rosa
Os ipês do mês de outubro em Goiânia oferecem um espetáculo que encanta qualquer um, mesmo quele observador de  aparência cética transmite no seu semblante o reflexo de toda essa exuberância beleza.
A florada dos ipês começa  em final de Julho e que vai até Outubro, enfeitam os campos, as ruas as praças,  parques das cidades e arredores de onde colhi imagens do ipê amarelo.
Clima seco e quente é favorável à florada dos ipês, que embelezam a capital e cidades do interior. “Quanto mais rigorosa for a seca, mais o ipê se floresce e se fortalece” Este espetáculo goiano começa com a época mais seca e quente do ano precedendo as chuvas e é na estação seca que os ipês desabrocham vestido a cidade de beleza e cor oferecendo um espetáculo à quem passa por estas fileiras de flores.


Ipê roxo bola


Ipê amarelo  das espécie cascudo

.
Ipê rosa
Foto - Sebastião Nogueira

.
Fotos: Elma Carneiro e Sebastião Nogueira do Jornal O Popular-Goiânia

.

3 comentários:

  1. Eu sou o cerrado, abraço e protejo quase dois milhões de quilômetros quadrados do meu país, ou seja cerca de 23% do território do território da minha Pátria. Sou assim, a segunda maior paisagem natural da América do Sul, depois do conjunto florestal amazônico. Enfim, amem-me e eu prometo ser-lhes dadivoso, de agora até a eternidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou o Cerrado (Ivo das Chagas).

      Excluir
    2. Wagao (Ivo das Chagas)

      Bonitas palavras e parabéns pela iniciativa com as bombas semente. Gostei do seu espaço dinâmico.

      Um abraço

      Excluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma