No Cerrado a Sucurí ou Anaconda - a maior cobra do Brasil


A Sucuri é a maior cobra brasileira

.

É  uma cobra sul-americana da família Boidae, pertencente ao genero Eunectes.

Existem quatro espécies, das quais as três primeiras ocorrem no Brasil:
  1. Eunectes notaeus, a sucuri-amarela, menor e endêmica da zona do Pantanal; 
  2. Eunectes murinus, a sucuri-preta, maior e mais conhecida, ocorrendo em áreas alagadas da região do cerrado e da Amazônia, sendo que, neste último bioma, os animais costumam alcançar tamanhos maiores; 
  3. Eunectes deschauenseei, a sucuri-malhada, endêmica da Ilha de Marajó;
  4. e a Eunectes beniensis, a sucuri-da-bolívia. De ocorrência já registrada em quase todo o Brasil, mas típica dos grandes rios do Centro-Oeste e da Amazônia, a sucuri é uma das maiores cobras do mundo. Conhecida também por outros nomes, como sucuriju, sucuriúba, boiaçu ou anaconda, a sucuri (Eunectes murinus) é um réptil ofídio da família dos boídeos, a mesma da jibóia, da ararambóia ou cobra-papagaio e das espécies indo-malaias e africanas de píton.
A sucuri, também conhecida como anaconda, é a maior cobra da fauna brasileira. A maioria da espécie mede em geral de cinco a sete metros, podendo ultrapassar 10 metros com 30cm de diâmetro.

A sucuri é semi-aquática e tem hábitos crepusculares ou noturnos com expectativa de vida de aproximadamente 30 anos, a serpente recordista pesa entre 30 a 90 kg, mas é capaz de atingir até 250kg. Como as demais cobras da família boídeos, a sucuri não é venenosa, mas sim constritora (aperto) : vale-se de uma notável força muscular para enroscar-se nas presas.
Como a sucuri não possui glândulas produtoras de veneno, sua boca possui fileiras de pequenos dentes pontiagudos que contribuem para não deixar que suas presas fujam.

A enorme boca da sucuri quando aberta mete medo, ela não é uma cobra peçonhenta
Como muitas outras serpentes, a sucuri é capaz de desarticular os ossos de sua mandíbula para que possa engolir presas maiores que a abertura de sua boca. Para facilitar a ingestão do alimento, ela produz muita salivação que umedece todo o corpo do animal, facilitando também para que ela o possa engolir. As presas depois de envolvidas, pela enorme força de constrição da sucuri, ficam com seu corpo mais longo, fino e deformado. Não costumam quebrar os ossos das vítimas, como muitos pensam, para facilitar a ingestão, e sim buscam a constrição (asfixiando-as) para matar suas presas.

Depois de alimentada, conforme o tamanho da presa pode passar meses sem comer.

A sucuri matou um veado envolvendo-o  pela enorme força de constrição

É vivípara, ou seja, seus filhotes, em número que varia de 50 a 75 por vez, nascem já bem desenvolvidos e não contidos em ovos. É  muito ágil dentro d'água. A prova disso está no nome do gênero Eunectes, que significa "boa nadadora".
Vive próxima a lagos e rios e procura se manter sempre enrolada em galhos de árvore ou mesmo no solo. Ao se sentir ameaçada, entra imediatamente na água, onde consegue se movimentar com mais rapidez, já que seu corpo é grande e pesado.

Na época reprodutiva a fêmea  liberação o feromônio que atrai os machos para seu encontro. O ritual acontece dentro d’água onde nascem os filhotes. O acasalamento é feito após um longo período de jejum e a gestação dura de 225 a 270 dias, os filhotes nascem com  cerca de 60cm de comprimento e não recebem cuidados parentais, já nascem prontos para nadar e caçar.

Quando a sucuri engoliu uma capivara


Só não entendi por que eliminaram  a sucuri, já que a capivara estava morta. A sucuri mata a capivara e o homem mata a cobra.

Porque mataram a cobra???


Sucuri - verde (Eunectes murinus
 .
*A sucuri, que também ocorre nas Guianas, Colômbia, Venezuela e Trinidad e Tobago.


Fotos: Fernando Rocha - Luis Cassiano - Daniel de Granville

.
.

15 comentários:

  1. Nooooooooossa, que enorme essa cobra. Tenho um medo enoooooooooooooorme delas e dessa acho que morreria dura só de ver,rs beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. kkkk cobra austadora mesmo e a pitom !!!

    ResponderExcluir
  3. MEU DEUS,ESSA COBRA É LINDA MAS MUITO ASSUSTADORA,SE EU ME DEPARAR COM UMA DESSAS VIRO COMIDA NA HORA RSRSRS POIS CAIO DURINHA NO CHÃO..PRISCILA SANTOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa vc tem rasao essa cobra e muito assustadora kkkkkkkkk.

      Excluir
  4. obrigada vc e muito legal kkkkk.

    ResponderExcluir
  5. e vc tem rasao tambem ela e orivel

    ResponderExcluir
  6. si eu vissi uma dessa morta eu confiria si estava morta e pegava a pele dele para fazer casaco ou outro dipo de roupa

    ResponderExcluir
  7. kkkk se é eu eu peco a enchada e mato ela se n ela te mata{Ч

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo

      A enxada não corta o couro da sucuri porque é muito duro. Talvez um machado, mas, tem a forma certa para cortar se a pessoa tiver calma. rsrsr

      Excluir
  8. MATARAM POR ESSEÇO DE ENTELIGENCIA ...

    ResponderExcluir
  9. Acho que mataram a cobra para comer a capivara!

    ResponderExcluir
  10. Eu ja vi vaias ate de 10metro mai nao tenho medo elas si tem pois coren da jente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja pasei porsima delas inrolada no capim tinha uns8 meto mai coreu di min elas tem medo vejo todas sema pois moro a 200 mmetro du baiado

      Excluir
  11. Desejo ter um blog, com fotos principalmente de pássaros do cerrado que fotografo aqui no DF, em Sobradinho, fotos das araras, tucanos, saíras, pica-pau e também do cachorro do mato, veado campeiro, lobinhos, posso disponibilizar algumas para vcs, como faço?

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma