Insetos identificados por Cesar Crash


.
Em 07/09/12 fiz um apelo quanto a identificação de alguns insetos totalmente desconhecidos por mim numa postagem com o título  Procurando identificação de insetos. com os seguintes termos:

"Coloco aqui algumas imagens que fotografei no bioma Cerrado precisamente em Goiás no Centro Oeste. São insetos que desconheço e, por mais que fizesse buscas pela net não consegui encontrar nenhum  que fosse pelo menos parecido com eles. Talvez esta seja um tarefa para os especialistas em Entomologia.
As imagens foram colhidas numa área rural meio a vegetação. Se alguém souber a identidade e informar eu ficaria grata."

Dois meses depois precisamente em 06/11/12 recebi um simpático e bem humorado comentário de um leitor capaz de identificar tais insetos.
Trata-se do pesquisador sobre insetos  Cesar Crash mantenedor e responsável do blog Insetologia - Identificação de Insetos  que identificou com ricos detalhes os três insetos colocados e  que agradecemos muitíssimo pela prestimosa colaboração o que veio enriquecer mais ainda o Caliandra do Cerrado.  

Cesar Crash, muito obrigada e um grande abraço.  Convido os leitores a conhecer seu rico espaço clicando na imagem  abaixo.

.

Ninfa de hemíptero 

.

Ninfa de hemíptero (percevejo-pé-de-folha) encontrado no Cerrado
Foto Elma Carneiro
Esta é uma ninfa de hemíptero da família Coreidae. Coreídeos são conhecidos popularmente por percevejos-pés-de-folha. Ninfas são difíceis de serem identificadas a nível de espécie, por que geralmente não se parecem muito com os adultos. A espécie mais conhecida deste gênero é o percevejo-gaúcho Leptoglossus zonatus, considerado uma praga de plantações, em especial cereais.

Jequitiranaboia 

.

Jequitiranaboia - gênero Fulgora,  encontrado no Cerrado.
Jequitinaranaboia - Foto de Elma Carneiro
Esta é uma jequitiranaboia, hemíptero da subordem Auchenorrhyncha, família fulgoridae, gênero Fulgora. A jequitiranaboia é provavelmente o animal a que são atribuídas o maior número de lendas, entre elas principalmente a ideia de que são cobras com asas, de que possuam um veneno poderosíssimo e picada mortal.
.
O formato de sua cabeça de fato lembra a de um réptil, mas seus olhos na verdade estão onde aparenta ser o pescoço, e seu aparelho bucal mais embaixo.
Erroneamente, na internet se encontram vários artigos chamando todas as jequitiranaboias de Fulgora laternaria. F. laternaria é na verdade apenas uma das oito espécies registradas em Animal Diversity.
Temos AQUI um artigo sobre a descrição de algumas espécies (do tempo em que F. laternaria ainda era chamada F. servillei).
AQUI, um interessante artigo de Ciência Hoje sobre os diversos mitos sobre este inseto (do tempo em que a subordem Auchenorrhyncha ainda era considerada uma ordem a parte, a Homoptera) e nos dá uma série de variações do nome comum, além de explicar a etimologia do nome: "jaquitiranabóia, jiquitiranabóia, jitiranabóia, jaquiranabóia, jaquitirana, jequitirana, tiranabóia, tirambóia, gitirana, jitirana, cobra-de-asa, cobra-do-ar, cobra-voadora, cobra-doeucalipto, cobra-cigarra, serpente-voadora,gafanhoto-cobra, cigarra-doida, cigarra-cobra e jacaré-namboya. A palavra jequitiranabóia tem origem no tupi-guarani e significa cigarra parecida com cobra (yeki = cigarra; rana = parecido; mboya = cobra)". A última observação mostra como nossos índios já tinham uma bela noção de taxonomia: jequitiranaboias são aparentadas das cigarras na subordem Auchenorrhyncha!

E agora a identificação dessa belíssima borboleta.
 .
Borboleta Lyropteryx
Foto de Jane Carneiro
.

Borboleta Lyropteryx 

.
Clique nas imagens para abrir - ( efeito lightbox )

Borboleta Lyropteryx encontrada no Cerrado 


Esta é uma borboleta da família Riodinidae, gênero Lyropteryx. Existem quatro espécies de borboletas Lyropteryx, todas muito parecidas, quando um indivíduo possui particularidades, outros da mesma espécie são parecidos com os da outra. Veja a galeria de fotos em Butterflies Of America . Apesar da grande semelhança entre elas, Lyropteryx appolonia apollonia é a única espécie reistrada em icmbio.gov.br no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros em Goiás. Borboletas Lyropteryx não possuem um nome comum em português, como consta no livro Borboletas - Guia Prático.


Campanha para batizar esta borboleta
.
Se você tiver um nome bacana pra ela, por favor, deixe nos comentários. A família Riodinidae é conhecida em inglês por metalmarks, e este gênero Lyropteryx por blue-rayed metalmark. É ridículo que nossas espécies tenham um nome comum em inglês, mas nenhum em português.

 

.
.

Fotos: Elma Carneiro - Jane Carneiro

.
 . 
.

0 comments:

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma