O canto e o choco da Rolinha fogo-apagou

..
Aqui o som dessa mesma rolinha quando estava no ninho, elas se comunicam pelo canto enquanto a outra responde ao longe . Consegui gravar bem de perto numa varanda a uns 3 metros de distancia  o que somou 1 minuto e 8 segundos e apresento a gravação na íntegra ou seja, sem interrupção. Ouça.
.
.
Ouça o  canto da Rolinha-fogo-apagou
.

Essa é a rolinha que estava  chocando no ninho e cantando
A característica mais marcante desta espécie é o padrão escamoso de suas penas que ajuda na sua camuflagem.
Presente nas regiões Nordeste, Centro-oeste e nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Encontrado também da Guiana Francesa e Venezuela ao Paraguai e Argentina.
. .
  • Reino: Animalia 
  • Filo: Chordata 
  • Classe: Aves 
  • Ordem: Columbiformes 
  • Família: Columbidae
 .
A fogo-apagou é uma ave monogâmica, também chamada de  rolinha  possui hábitos geralmente discretos, que anda em casais ou pequenos grupos pelas bordas de matas, cerradões, pomares, parques e outros tipos de vegetação, excluindo-se os muito abertos ou muito fechados. Seu silêncio só é quebrado pela vocalização, que a ave só emite empoleirada em locais bem escondidos, e pelo ruído produzido pelas asas quando a ave alça voo como o chocalho de uma cascavel.
São vistos nos  terreiros das chácaras, cidades e parques.  constrói seus ninhos em jardins, pomares e vigamentos internos de telhados. Faz um ninho de capim e gravetos e choca dois ovos pequenos e brancos. Alimenta se de sementes frutinhas e ate formigas. 

Um casal de rolinha fez ninho na varanda e estava chocando. As vezes revezavam  no ninho, outras, dividiam o  mesmo pequeno espaço como mostra o registro na foto.

Esta é a rolinha que estava cantando no ninho
As rolinhas fogo-apagou dividem o ninho durante a choca

.
 Fotos de Jane Carneiro
.

23 comentários:

  1. Muito bom sua visita o som da rolinha é diferente das outras aves. O que achei interessante é ela cantar no ninho e a outra responder.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. P.S. Gostaria que você entrasse em contato comigo por email. Tenho um assunto para tratar com você que acho que será interessante.
    margarethduval@gmail.com ou
    moltagge@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. tenho interesse em estar adquirindo um casal dessas rolinhas, porém preciso se algum dos senhores sabe onde consigo comprar de um criador legalizado!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Amigo boa noite,gostaria de saber se você ainda tem dessas rolinhas fogo apago,e que possa ter um casal disponivel porque eu entereso,ou saiba de alguem que possa indicar que tem,que eu entereso num ou dois casal aguardo reposta abç! e-mail:gilmaraparecido123@hotmail.com <<<

    ResponderExcluir
  5. Olá Boa Noite,gostaria de saber ,se vc cria fogo-apagou ai n teria como tirar um ou dois casal para mim eu tenho alguns passaros aqui entt queria arruma fogo-apago se vc arruma para mim eu entereso,aguardo abç! manda por Msg >Gilmaraparecido123@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Amigo Boa noite"gostaria de saber se vc tem algun casal dessas rolinhas-apago q dispoe para mim,tem alguns passaros aqui espaço muito grande entt queria arrumar um casal dessas fogo apago,ou ate mais se vc consegui arrumar para mim eu fico!abçs

    ResponderExcluir
  7. Comprar as rolinhas? Vão pra natureza e admirem sem crueldade, sem trancá-las em pequenas jaulas. Aprisionar um animal para que ele cante para você é de um egoísmo sem tamanho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Anônimo

      Não temos o direito de aprisionar qualquer animal, seja ele qual for só para nos divertir ou porque achamos bonito. Quer ver ou ouvir um pássaro? Plante uma árvore no seu quintal, na sua rua, no seu jardim.
      "UM PÁSSARO NA GAIOLA NÃO CANTA. LAMENTA "

      Na sua casa esse pássaro passará por um prisioneiro.

      Tenho um artigo neste site sobre prisão de animais que você poderá ver clicando no título a seguir: “Zoológicos – prisões de animais



      .

      Excluir
  8. Acho um absurdo pessoas que querem aprisionar aves e outros animais... tive o prazer de acompanhar a reprodução de uma casal de rolinhas na garagem de minha casa, totalmente livre. Nasceram dois filhotinhos. Como era gostoso acordar e ouvir o canto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo

      É gratificante ter o privilégio de acompanhar o desenvolver de um ninho de pássaros até a chegada dos filhote, mais gratificante ainda quando eles passam a cantar próximos de nós.

      Excluir
  9. Hoje fomos brindados pelo canto da FOgo- apagou no litoral norte de São Paulo. Só tinha ouvido esse canto no interior, nasfazendas de meus avós. Saudade. Mas penso assim com o Anônimo....Não teria a mesma alegria se fosse um pássaro enjaulado do que foi, vir da árvore plantado no quintal de nossa casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid Ludewigs

      Vivo numa capital (Goiânia) que é considerada uma das cidades mais arborizadas do Brasil e ouço o cantar dos pássaros o dia todo e são várias espécies. De manhã é uma grande sinfonia e no final do dia também.
      Um abraço

      Excluir
  10. Estou num mato sem cachorro, minhas opiniões não foram publicadas. Why?

    ResponderExcluir
  11. Caríssima Elma Carneiro, moro em Maceió,conhecida como o paraíso das águas. De um lado, um mar de várias tonalidades; do outro a lagoa Mundaú, eles se encontram para formar um santuário de mariscos: sururu, unha de velho, lambreta, maçunin, tarioba. Mas tudo isso é pouco para o homem, os canaviais destruíram a fauna e a flora do estado. Aqui em casa, longe de tudo, crio mais de 50 rolinhas caldo de feijão, agora mesmo, tive o prazer de um espetáculo da vida: os filhotes saíram do ninho, foram ganhar a vida. Sou um avô feliz. Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr vovô Ubirajara Almeida

      Neste site, todos comentários são automaticamente publicados porque não passa por moderação. Deve ter tido algum problema técnico na hora de postar seu comentário. Mas, desta vez eles foram publicados.
      O senhor disse que cria mais de 50 rolinha na sua casa e eu pergunto: elas são criadas em gaiolas?

      Excluir
  12. Desértica

    O sertão é uma escola
    com paisagens e leituras
    de breves ouvidos
    e sedentos olhos
    a um passo da morte.
    A escritura vem da fome
    no instintivo agouro
    em face da profissão
    na lição da teimosia.

    O chão de fartos saberes
    e muitas contradições
    vem na arte da rapina
    da viola à fome sentida
    expondo toda a distância
    na altura do alvo fatal.

    A sorte da disciplina
    em pleno confinamento
    de corações encantados
    nos terços das procissões
    é a ciência da profecia
    de quem nunca viu a luz
    mas sabe o sentido da cor.

    Do sertão para o cerrado. Abs.

    ResponderExcluir
  13. Não Elma Carneiro, são livres como eu, vão e voltam, conheço seus hábitos e acompanho o crescimento de seus filhotes. Um espetáculo da vida. As gaiolas não só aprisionam os pássaros, os homens tbm são engaiolados quando suas mentes param de pensar, sou livre e debochado, não acredito nas tolices que espalham como fogo, a destruir a beleza que tanto custou a criação. Abs.

    ResponderExcluir
  14. quandro é q o filhote da rolinha fogo apagou sai do nimho para voar

    ResponderExcluir
  15. quandro é q o filhote da rolinha fogo apagou sai do nimho para voar

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma