Cerrado - Mata de Galeria

Mata de Galeria do Cerrado - vegetação

.

Quanto mais árvores, mais água


 Entre as várias fitofisionomias do bioma Cerrado, a Mata de Galeria e o Cerradão apresentam árvores de porte semelhante embora suas composições florísticas sejam diferenciadas. Mata de Galeria é a vegetação florestal que acompanha os riachos de pequeno porte e córregos dos Planaltos do Brasil Central, formando corredores fechados (galerias) sobre o curso de água, quase sempre é circundada por faixas de vegetação brusca, com formações savânicas e campo.  
.
Geralmente localiza-se nos fundos dos vales ou nas cabeceiras de drenagem onde os cursos de água ainda não escavaram um canal definitivo.
.
Embora possam ser perenifólias, muitas espécies comuns ao Cerradão apresentam caducifólia em determinados períodos da estação seca. A produção e a decomposição da serapilheira [camada formada pela deposição e acúmulo de matéria orgânica morta em diferentes estágios de decomposição] possibilitam a transferência de matéria orgânica, nutrientes e energia da vegetação para o solo, e o seu reaproveitamento pela biota.
 .
Na imagem em primeiro plano uma palmeira Macaúba (Acrocomia aculeata (lacq ) Lood. ex Mart) que produz um coco de pequeno porte muito apreciado e, quase adentrando na mata a árvore Cega-machado.
 Apresenta árvores com altura entre 20 e 30 metros. Os solos variam em profundidade, fertilidade e umidade, as Matas de Galeria ocorrem desde sobre solos distróficos (pobres) do tipo latossolo até solos mais rasos e mais ricos em nutrientes, como podzólicos e litossolos (com afloramentos rochosos). Esta fisionomia é comumente associada a solos hidromórficos, com excesso de umidade na maior parte do ano devido ao lençol freático superficial e grande quantidade de material orgânico acumulado, propiciando e decomposição que confere a cor preta característica desses solos.

Clique na imagem para redimensionar e ler as etiquetas com o nome das frutas
Em ordem: Muricí da mata, Copaíba, Canjerana, Ingá, Falso mate, Jatobá, Pinha do brejo, Bacupari da mata, Araçá da mata
Frutos comuns na Mata de Galeria Frutos do Cerrado
Nas Matas de Galeria ocorrem espécies utilitárias como: Copaifera langsdorfii (copaíba), Virola sebifera (ucuúba), Cabralea canjerana (canjerana), Talauma ovata (pinha-do-brejo), Euterpe edulis (palmiteiro), Guadua paniculata (taquara), Epidendrum nocturnum (orquídea epífita), Inga edulis (Ingá), Byrsonima laxiflora Griseb (Murici da mata), Posoqueria latifolia (Baga de macaco), Cheiloclinium cognatum (Bacupari da mata), hymenaea stigonocarpa (Jatobá do cerrado), Zanthoxylum rhoifoliu Lam (Maminha de porca), Tapura amazonica (Manguito) e mais uma infinidade de espécies.

Tipo de orquídea das Matas de Galeria - Epidendrum nocturnum (orquídea epífita)
.
Conheça mais sobre Mata de Galeria/Mata Ciliar clicando na imagem abaixo
.

.
.

5 comentários:

  1. Muito bom o seu blog, legal mesmo, mas a palmeira da figura acima e conhecida aqui na nossa região por macaúba esta tem espinhos, a guariroba não tem espinhos e a amendoa e doce e macia, a da macaúba e doce porém mais dura.

    ResponderExcluir
  2. Dariosilva, obrigada pela informação de grande importância. Já susbstituí a legenda. Valeu.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito das informações Elma, gostaria de saber se conseguiríamos utilizar uma de suas fotos em um de nossos livros. Você cederia a utilização? Grato, Marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gubiotti
      Sim, conheço os autores de pelo menos três fotos desta postagem. Você poderá entrar em contato diretamente comigo através do Formulário de contato que esta a direita da página deste site que posso dar o nome e inclusive a autorização para o uso das imagens no seu livro.

      Estarei aguardando, um abraço.

      Excluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma