Hoje - Dia do Cerrado

.
Celebrando hoje 11/09/2012 o Dia do Cerrado, nada mais precioso do que mostrar algumas das nossas riquezas que nesta época do ano enfeitam os campos com cores e mais cores alegrando nosso dia a dia.
Mais uma vez coloco aqui uma gravação do cantos dos pássaros feita por mim debaixo de um imenso pé de tamarindo no local onde algumas fotos foram feitas quando estive lá ainda neste mês.


A seca no Cerrado é assim: quanto mais aumenta a temperatura e abaixa o nível de umidade, as flores explodem em cores, e o Ipê amarelo (Handroanthus chrysotrichus) fica bonito até mesmo em pleno Cerradão do Centro Oeste em Goiás. Porém sua beleza não é comparada com a exuberância do amarelo que nos dói os olhos de prazer e embeleza a alma pela luminosidade quando é visto meio a sua habitual paisagem monocromática deixada pela seca do Campo cerrado onde predomina a vegetação rasteira com ocorrência de árvores e arbustos bastante espaçados entre si e o Cerrado propriamente dito que apresenta vegetação retorcida de até 05 metros, revestida de casca espessa, galhos baixos, e copas assimétricas.
A flor Caliandra - Calliandra dysantha Benthque - que dá o nome a este blog também está presente numa foto inédita com toda sua beleza e dando mais cores a este dia.
A belíssima árvore Cega-machado - Physocalymma sacaberrimum Pohl- com suas pequenas porém abundantes flores roxas.
Mostramos também a nossa Seriema que anda sempre aos pares fazendo um belíssimo dueto de vozes durante todo o dia a começar pelas primeiras horas da manhã. Frequentam jardins e pomares, assim como a constante presença dos bandos de barulhentas Curicacas a fazer suas revoadas pelo imenso céu azul sem nuvens deste Cerrado.


Estatísticas do Google para o blog



Aproveito a oportunidade para comemorar também no dia de hoje mais um record com 2.226 visitantes conforme o gráfico das estatísticas do Google fotografado pelo Print Screan que poderá ser visto clicando na pequena imagem abaixo para ampliar.


Agradeço as visitas, razão pela qual dou seguimento as postagens do Caliandra do Cerrado, mostrando as coisas da nossa região desde agosto de 2008.

Meu muito obrigada e volte sempre. Elma Carneiro

Clique nas imagens para redimensionar

Ipê amarelo
Flor Caliandra
Mata de Galeria - árvore Cega-machado
Seriema

Canto da seriema

Curicacas
Revoada de curicacas
Casal de curicacas
. .
.
Revoada das curicacas: Elma Carneiro
Demais fotos: Jane Carneiro [minha irmã]
.

4 comentários:

  1. Perfeito!!!!! Hoje Dia do Cerrado, eu não sabia. Feliz escolha da data, pois os Ipês e outras árvores características do cerrado estão mesmo, como você disse: "explodindo em cores e flores."
    Adorei sua postagem. Parabéns!!!!!! Aproveitei para visitar outras páginas suas, cada uma melhor que a outra. Fico feliz em ver as fotos, isso me incentiva a fazer mais e melhor. Obrigada!!!!! bj

    ResponderExcluir
  2. Que lindas imagens e post em celebração à data! Lindo tudo, como sempre aprendemos aqui! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Grande Elma!

    Faz tempo que não visito blogs mas o Caliandra é uma maravilha mesmo. Foi bom ter dado um toque no FB. Abração.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom retornar às visitas ao seu maravilhoso Caliandra.

    ResponderExcluir