Dia da árvore no Caliandra do Cerrado

.
.

Quanto mais árvores, mais água




 .
Em comemoração ao Dia da Árvore  que coincide com a chegada da PRIMAVERA,   Caliandra do  Cerrado que é um espaço para a natureza, troca o tom do fundo  desta postagem para um verde em contraste com as cores amarelas das duas árvores mais significativas do Brasil com suas flores para formar as tonalidades mais marcantes da nossa bandeira.

 Viva as árvores e vamos cuidar delas.

Quer pássaros ao seu redor e ouvir seus cantos? Plante uma árvore no seu quintal, na sua rua, na varanda, no parque, se possível árvores frutíferas para que eles voltem sempre para alimentar-se como também para construir seus ninhos nos galhos e você também poderá  ouvir o piar dos seus filhotes.

Mas... afaste dos  ninhos,  não se aproxime excessivamente dos seus ovos ou filhotes, os pais podem até abandonar os ninhos se sentirem invadidos.
.
Ademais,é só ouvir seus cantos. Aqui, uma gravação que fiz debaixo de um enorme pé de tamarindo.




"Eu queria aprender o idioma das árvores.
 Saber das canções do vento nas folhas da tarde. 
Eu queria apalpar os perfumes do Sol. 

[Manoel de Barros ] .

Floresta densa numa foto de  Yasonobu Kobaiasch
Floresta - fotografia de Yasonobu Kobaiasch
E para homenagear este dia, flores amarelas, ambas de árvores importantes para nossa nação. A primeira com flores  do Pau-brasil e a segunda  do Ipê amarelo

Embora o Ipê seja considerado árvore símbolo do Brasil, pela Lei nº 6.607 de 7 de Dezembro de 1978 o pau-brasil foi declarado Árvore Nacional.

Flores do pau-brasil com abelha de Nivaldo Almeida
A flor do Pau-Brasil surge somente uma vez por ano. Tem quatro pétalas amarelo-ouro grandes e uma pequena no centro, de cor vermelha. Exala um odor muito peculiar e agradável, próximo do Jasmim, mas um pouco mais suave.
 A floração do Pau-Brasil ocorre a partir do final do mês de setembro, prolongando-se até meados de outubro.

Clique na imagem para redimensionar
Sementes do Pau-Brasil (Caesalpinia echinata)
Ipê amarelo - foto de Elma Carneiro em agosto de 2008 
 No inverno, as  folhas do Ipê amarelo caem dos galhos da árvore que fica inteiramente exposta ao tempo sem nenhuma folha. Na primavera, as folhas renascem cobrindo-a por completo. Sabe-se que, quanto mais intenso e seco o inverno, posteriormente, na primavera, mais intensa será a quantidade das flores nos galhos. A floração inicia-se no final de julho e vai até setembro, podendo ocorrer alguma variação devido a fenômenos climáticos. Como a espécie floresce no final do inverno é influenciada pela intensidade do mesmo. 

Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada do ipê-amarelo.
 

Sementes do ipê-amarelo
.
As sementes são membranáceas brilhantes e esbranquiçadas, de coloração marrom. Possuem de 2 a 3 cm de comprimento por 7 a 9 mm de largura e são aladas. 

Fotos: Yasonobu Kobaiasch, Nivaldo Almeida, Elma Carneiro
Outras foram colhidas na net.
Curiosidade:
As sementes de pau brasil comumente são confundidas com as sementes da árvore saga (Adenanthera pavonina), também chamado de olho de pavão, carolina, árvore saga e falso pau-brasil.

Obrigada aos leitores pela informação sobre a verdadeira semente do nosso tão importante Pau Brasil. 
 .
.

6 comentários:

  1. Maravilhosa homenagem nesse dia às nossas amigas árvores, por vezes tão esquecidas e maltratadas! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. hoje na escola estava dando sementes e eu fui pesquisa sobre elas e descobri que uma delas e o pau brasil estou muito feliz vou pedir permissao e plantala na pracinha daqui do meu bairro eu moro em feira de santana

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço essa semente vermelha como sendo da Carolina, não do pau-brasil. A semente do pau-brasil que eu conheço é alada, grande e marrom.

    ResponderExcluir
  4. Esta sementes vermelhas não são de pau-brasil e saim de tento-vermelho, olho de dragão - Nome científico: Adenanthera Pavonina L.,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MarcosK e Anônimo

      Obrigada pela observação, realmente a semente do pau Brasil é bem diferente e pesquisando mais encontrei as verdadeiras que vocês mencionaram como sendo de cor marrom.
      As sementes vermelhas postadas foram as do " Falso pau - Brasil". CORRIGIDO.

      Excluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma