Uma flor do Cerrado: Para-tudo

.
Para-tudo(Gomphrena officinalis)

Conhecida como Paratudo ou Perpétua – é uma flor nativa do cerrado. O fitoterápico do Paratudo ou Ginseng do Cerrado - sua raiz é muito parecida com a do ginseng - é muito conhecido pelas pessoas da região.

É uma planta que floresce no verão, entre os meses de novembro a março, dependendo da região. No inverno perde a parte aérea. Possui folhas verdes e vermelho-alaranjadas, as chamadas folhas diferenciadas. Pertence à família das amarantáceas, pode ser encontrado principalmente nos campos cerrados e campos rupestres dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Sua ocorrência é rara, e várias espécies do gênero Gomphrena já se encontram na lista de espécies nativas ameaçadas de extinção. Suas raízes e folhas são utilizadas na medicina popular para diversos fins. O para-tudo possui belas flores alaranjadas que nunca murcham, o que a torna alvo de coletas para a produção de arranjos ornamentais secos, prejudicando assim a reprodução e sobrevivência da espécie.




.

4 comentários:

  1. Me encanto com a beleza da natureza aqui! Lindas! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Nossa, uma planta tão linda ameaçada de extinção é muito triste...

    ResponderExcluir
  3. Recordei a minha infância no interior de Minas Gerais, triângulo mineiro, qdo sai para passear com meu pai no campo, me deparei com uma flor linda alaranjada e petálas duras, fiquei encantanda pra mim foi a flor mais bela que já conheci, não sabia o nome e perguntei a meu pai qual era o seu nome, ele me disse que seu nome é perpétua, achei que ele estava brincando, hoje já com 55 anos, fui pesquisar sobre a flor, qdo vi a foto voltei aquele dia em que descobri a perpétua.....para sempre perpétua.

    ResponderExcluir

  4. Achei Linda suas imagens de para-tudo.
    Cresci nos campos de Minas Gerais, passeando entre estas lindas flores e hoje não as encontro mais em lugar algum.
    Tenho procurado desesperadamente por elas, mas chega a estação da florescência e nenhum sinal.
    Gostaria de saber se você tem mudas, sementes ou tubérculos para plantio, pois desejo imensamente cultiva-las.
    Segue meus contatos: nucleors@hotmail.com
    Grata,
    Amor pelo Cerrado

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. As postagens aqui apresentadas são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, eu as seleciono para as postagens sendo que algumas são também consultadas em livros.
Ah, e tenho também as minhas curtas postagens onde mostro minhas fotos e escrevo sobre o que vi e senti em momentos de descontração.

Fique a vontade.

Elma