Banha de galinha - Uma fruta do bioma Cerrado

Árvore do Cerrado do fruto banha-de-galinhaO Cerrado possui uma diversidade de frutas ainda desconhecidas para aproveitamento. Banha-de-galinha é o nome popular desta árvore da família das Fabáceas (ex-Leguminosas), que ocorre em áreas de Cerrado. Também é chamada de Pacova-de-macaco. O nome científico é: Swartizia Langs-dorffi.
A árvore de banha-de-galinha é pequena e notável pelos frutos muito grandes (tamanho de uma manga comum) com arilos polposos, cor de laranja, de casca externa bastante resistente, e tem 4 a 5 sementes por fruto, muito suculentas de sabor e cheiro repugnantes ao homem, porém muito apreciados pela fauna, principalmente as antas.
Apesar de a polpa deste fruto ser tradicionalmente consumida por populações tradicionais, poucos relatos são encontrados sobre essa fruta visualmente muito intrigante.
A Swartzia possui efetiva atividade antioxidante e também demonstrou atividade contra o Biomphalaria glabrata, um importante molusco intermediário hospedeiro do esquistossomose ou Barriga-D'água.




Imagens: Elma Carneiro

.

Você poderá conhecer também, mais um fruto do Cerrado - o Araticum - clicando na imagem abaixo

.
 .


.

19 comentários:

  1. Elma, não sei se ainda se lembra de mim, mas cá estou para lhe desejar um Feliz Natal e um Ano Novo de muita harmonia, paz e saúde.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Um dia comi e passei muito mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando era criança comi desta fruta, meu Tio me disse para comer poucas pois a fruta faz vomitar , comi até encher a barriga, kkkk. Vomitei em todo mundo no carro, ficaram gozando de mim.

      Excluir
  3. Deliciosa essa fruta. Bem docinha! Mandei umas fotos dela para o pessoal da Embrapa, querendo saber o nome dela, e eles me passaram esse link para conhecer mais da fruta.
    Parabéns pelo site e pelas informações!
    Busco mudas de frutas do cerrado para plantar em uma pequena chácara.
    Abs.
    Wilson

    ResponderExcluir
  4. Amigo sabem qual o valor do quilo dessa fruta? e se ela e comercializada tem uma arvore desse fruto na minha fazenda q e gigante e esta ate perdendo queria ver se era comercializada.

    ResponderExcluir
  5. Conheço muito bem esta fruta. Ela é muito doce e enjoativa. Moro em Goiânia e aqui pertinho de casa no Bosque Botafogo tem um pé. Não sabia da sua propriedade medicinal. Valeu!

    ResponderExcluir
  6. onde consigo sementes dessa planta obrigado estou em uberlandia minas gerais .

    ResponderExcluir
  7. Sou paulistano, moro em Goiânia e um dia vi este fruto no parque Flamboyant e resolvi experimenta-lo.
    Achei uma delícia, apesar de ser enjoativo e doce.
    A natureza é perfeita. Fruto que tão doce e enjoativo faz que comemos pouco dele, uma que vez que o excesso faz mal.

    ResponderExcluir
  8. conheci essa fruta agora comi e quase morri de dor de barriga ,ela e comestivel mesmo



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claudia sousa

      A Banha de galinha pareceu-me uma fruta que deve ser ingerida com moderação. Uma vez a comi e não me senti bem, pois deu dor de barriga, mas não tive vômitos.
      Essa fruta é evitada por quem já experimentou e não se deu bem, mas, para tirar a prova dos nove vou comer mais uma vez para ter certeza absoluta.

      Um abraço a todos.

      Excluir
  9. Aqui na Extremo Sul da Bahia, a identificamos com Swartzia macrostachya. Creio que seja a mesma porém com morfotipos diferentes.

    ResponderExcluir
  10. Luciana Gomes

    A Swartzia macrostachya ou Manga-brava, grão-de-bode e também conhecida na Bahia como banha de galinha, não é da mesma árvore dessa postagem. Parece mais não é.
    Eu mesma estive debaixo da árvore que fotografei assim como os frutos.
    A banha-de-galinha do Cerrado (Swartizia Langs-dorffi) tem a casca lisa como uma manga e as folhas das duas árvores são bem diferentes uma da outra como constatei na minha pesquisa, a parte comestível do interior do fruto parece um pouco, mas há diferenças.
    Porém, devem ter algum parentesco.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Luciana eu também ví pequenas diferenças. Não dá pra ver a folha da publicação que você diz que é diferente. Você tem foto. ?

      Excluir
  11. Ela a fruta daqui é quase igual a diferença é que a casca não é tão lisa.o resto confere .essa daí parece ser um pouco mais redonda.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Celma Aguiar

      Para conferir melhor, aqui o endereço que encontrei da Swartzia macrostachya - Fabaceae-Faboideae : Manga-brava, grão-de-bode.

      http://biochapada.blogspot.com.br/2013/05/swartzia-macrostachya-fabaceae.html

      Aqui as folhas da Swartizia Langs-dorffi - banha-de-galinha.

      Isolei uma parte da foto para ampliar as folhas e veja clicando "AQUI".

      Excluir

  12. Ambas são do gênero botânico da Swartzia, pertencentes à família Fabaceae.

    ResponderExcluir
  13. Conheço parte do cerrado Brasileiro, mas, não vi essa fruta. Acho que ela pode curar muitas doenças. Gostaria de encontrar somente às sementes para plantar em meu sítio!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma