Caliandra do Cerrado - estatísticas

.

Este blog “Caliandra do Cerrado” começou há três anos tendo sua primeira postagem em 29 de agosto de 2008 quando apresentei ainda muito modestamente e sem experiência, O botão e a flor .
Nesse espaço de tempo de acordo com minhas pesquisas fui apresentando temas variados relacionados com o Cerrado, mostrando as belezas da região do Centro Oeste do Brasil, e colocando em pauta questionamentos sobre a sobrevivência de nossos animais ameaçados de extinção muitas vezes pela falta de conscientização do homem.
De lá para cá o corpo das postagens foi tomando rumos mais definidos, direcionando seu conteúdo com maior profundidade na coisas que compõem a biodiversidade desta região pouco conhecida, as imagens foram cada vez ficando melhores, passei a fotografar com frequência as matérias, (menos os animais silvestres), passei a fazer reflexões diante da Natureza, dei para defender a vida dos animais para que vivam em liberdade, cada qual com seu modo de ser, aprendi muito nas pesquisas e leituras, descobrindo que as diversidades do Cerrado comportam riquezas infinitas, que ele requer cuidados, vigilância e proteção, para que não termine num imenso e árido deserto perdendo seu ciclo de desenvolvimento na continuação natural do seu ecossistema, aprendi que o Cerrado é um nome próprio com sua primeira letra em maiúsculo, que o desmatamento, a destruição do habitat e matança dos nossos animais desequilibra toda uma cadeia alimentar, que o assoreamento dos nossos rios vai aos poucos e gradativamente secando suas águas, colocando em perigo de extinção muitas vidas aquáticas e de muitos animais que dependem dela para sobreviver e mais uma imensidão de causas importantes e indispensáveis que colaboram para a permanência da extensa rica e útil vida da natureza que vai de encontro com nossa própria necessidade e sobrevivência.
Hoje posso dizer que me sinto feliz com a frequência dos visitantes que recebemos, a maioria por pesquisas vindas através de sites de buscas. Isto é: eles chegam de toda parte do Brasil e de outros países com a intenção de saber das nossas coisas, apreciar a beleza dos nossos animais, rios, flores, enfim, ávidos por saber mais.
De acordo com as estatísticas do Blogger, temos uma contagem média de 1000 visitas/dia e fico muito feliz com este resultado para um espaço que começou sem nenhuma vaidade pessoal, tendo como foco a divulgação desse bioma riquíssimo que é o Cerrado.
Hoje mais do que nunca, reconheço que este espaço poderia estar oferecendo mais aos leitores, e só posso dizer que esse não é o máximo que posso fazer, mas, foi o que consegui e carrego comigo a sensação de que poderia ter dado mais de mim.
Paisagem do Cerrado com uma pequena Mata de brejo e o revoar das Araras-de-barriga-amarela ou Arara-Canindé.
Vivem sempre em casais ou grupos familiares e, até onde se sabe, esses casais permanecem unidos por toda a vida.
Este tipo de araras são muito barulhentas, principalmente durante o acasalamento. De manhã bem cedo, os bandos saem para os locais de alimento. se alimentam de frutos de casca dura, que conseguem quebrar com seu bico forte. Gosta de cocos do bacuri, frutos do combaru, jatobá, mandovi e pequi, (árvore típica do Brasil central) folhas, sementes, nozes, verduras, prefere as sementes do que a polpa das frutas.
Fazem ninhos em troncos ocos, ou escavados pela própria ave, como de palmeiras e outras árvores. Seu período de acasalamento vai entre Agosto e Janeiro, pondo 3 a 5 ovos com um período de incubação de 25 a 30 dias.
.

A captura para venda como animal ornamental e a destruição do seu ambiente, é um risco para a arara-de-barriga-amarela.


.
Foto de Jane Carneiro

.

3 comentários:

  1. Que maravilha. Estás de parabéns! mereces!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Elma,

    PARABÉNS!!! Eu que conheço seu trabalho desde o início, e acompanho a trajetória do Caliandra, fico muito contente com essa notícia! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. ELMA
    1000visitas dia...?!
    Isso é recorde minha amiga!!!
    Fantástico.
    Fico muito feliz, por saber que em média, mil pessoas. visitam o Caliandra do Cerrado.
    Muitos parabéns ELMA
    Bjs
    G.J.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma