Mungubas floridas

As mungubas florescem nessa época do ano e as ruas ficam cobertas como se fossem romper em festas sob fogos de artifícios pelo formato de suas belíssimas flores a colorir as avenidas. Minha cidade é assim: florida por todos os lados o ano inteiro.
  • Nome Científico: Pachira aquatica
  • Nome Popular: Munguba, castanheiro-do-maranhão, falso-cacau, cacau-selvagem, castanheira-da-água, castanheiro-de-guiana, mamorana, mungaba, monguba
  • Família: Malvaceae
  • Divisão: Angiospermae
  • Origem: América Central e do Sul
  • Ciclo de Vida: Perene
A monguba é uma bela árvore tropical, de caule frondoso e copa arredondada, capaz de alcançar 18 metros de altura. Nas florestas tropicais podemos encontrá-la em ambientes brejosos, ou à margem de rios e lagos, o nome científico "aquatica" provém desta característica. Apresenta folhas grandes e palmadas, dividas em 6 a 9 folíolos verdes e brilhantes. As flores são muito bonitas e perfumadas, com longos estames de extremidade rosada e base amarela. Os frutos grandes e compridos, semelhantes ao cacau, contém paina sedosa e branca que envolve as sementes. As sementes da monguba podem ser consumidas torradas, fritas ou assadas, e até trituradas como um sucedâneo do café ou chocolate, e diz-se que são muito saborosas.
flor da Munguba-Goiânia-foto Elma Carneiro


Fotos: Elma Carneiro

4 comentários:

  1. Acho lindas essas flores. Eu já conhecia, já fotografei a flor e o fruto, mas não sabia o nome. Também não sabia que as sementes eram comestíveis.
    Obrigada pelas valiosas informações e pela beleza das imagens.

    bj

    ResponderExcluir
  2. Também a conhecia e ela é muito linda.
    Lugar privilegiado esse que você mora.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. ESTOU FAZENDO UM ESTUDO SOBRE ESTA PLANTA (MEDICINAL), GOSTARIA DE OBTER MAIS INFORMAÇOES COMO
    QUAL É O PERIODO DA FLORA?
    QUAL E O PERIODO DO FRUTO?
    OU SE POSSIVEL CONSEGUIR MUDAS?
    SOU DE BELÉM DO PARÁ.

    ResponderExcluir
  4. Que beleza de árvore, de flores, e de frutos deliciosos...que descobri que são comestiveis, e realmente são saborosos, principalmente o café que eu fiz, torrei as castanhas e triturei no liquidificador....ficou deliciioso !!! Tenho duas árvores em meu sitio aqui no Rio de de Janeiro. Prazer , Salete!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma