Árvore orquídea ou pata-de-vaca

A pata-de-vaca ou árvore orquídea, brazilian orchid-tree (Bauhinia forticata), é uma árvore brasileira nativa da Mata Atlântica e de outros biomas que pode chegar a 6 metros de altura.

Bastante usada usada na arborização da minha cidade e por todos lados podemos comtemplá-la carregadas de flores lilás, roxa e branca muito parecidas com a orquídea.

É usada tradicionalmente como medicamento, e tem sido objeto de estudos no controle da diabetes. Estudos científicos[2] comprovaram que contém insulina. Essa árvore além da beleza de suas folha e flores é pioneira e importante na regeneração de matas degradadas.

Alguns pesquisadores informaram que esta planta é rica em Cromo, e por isso funciona no tratamento da diabetes, pois este elemento parece estimular o aumento da produção de insulina. Mais recentemente descobriram que esta planta possui uma molécula quase que idêntica à insulina humana, tanto é que foi denominada de insulina vegetal. Isto foi realmente uma grande descoberta, pois mais uma vez a ciência confirma aquilo que a população já conhecia a muito tempo.

Fotos: Elma Carneiro

3 comentários:

  1. Interessante as informações, além de bonita as flores auxiliam a controlar uma doença muito difícil.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. adorei sobre essa arvore no lado da minha casa tem uma dessas

    ResponderExcluir
  3. Vou começar a usá-la pois, quero ficar livre da diabete. Sei de pessoa que ficou curado usando essa planta!

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma