Mulungu (árvore-de-coral)

.
Flores da árvore de coral - Mulungu
Uma árvore que surpreende pela sua ocorrência natural, muito comum no Cerrado goiano e emociona a todos que se deparam com sua rompante beleza.
Tem sua florescência nos meses de junho a agosto quando perde todas as suas folhas dando lugar as flores de uma cor parecida com a do coral laranja. Um espetáculo luminoso da natureza. E como todas as árvores, não poderia faltar um ninho de João-de-barro.
De acordo com algumas informações trata-se de uma mulungu (Erythrina mulungu) nome comum - árvore-de-coral - conhecida como uma das mais poderosas plantas de crescimento espontâneo, alcançando de 10 a 14m.

 Mulungu (Erythrina mulungu) nome comum - árvore-de-coral Mulungu (Erythrina mulungu) nome comum - árvore-de-coral Mulungu (Erythrina mulungu) nome comum - árvore-de-coral


O mulungu é usado há muito como sedativo natural. Diz-se que a erva consegue estabilizar o sistema nervoso central. Em tempos de stress é usada para equilibrar e acalmar os nervos. É também usada como antioxidante; para tonificar, equilibrar e fortalecer o fígado. O uso do mulungu pode influenciar positivamente a regulação dos ritmos cardíacos. Também pode ajudar a reduzir a tensão arterial. As substâncias químicas existentes no mulungu têm sido estudadas extensivamente. Estas englobam grandes quantidades de flavonóides, triterpenos, e alcalóides.

Observações de um dos sites onde colhi informações sobre as propriedades medicinais das plantas:

ALERTAS sobre o Uso de Plantas e Ervas Medicinais
  1. As plantas e ervas medicinais, mesmo sendo medicamentos naturais, podem cegar, provocar coma, e até matar!
  2. Todas as plantas tem mais de um princípio ativo. Alguns dos princípios ativos pode ser contra indicado para o usuário.
  3. As informações deste site tem apenas os fins educacional, de pesquisa e informação. Elas não devem ser usadas para diagnosticar, tratar, mitigar, ou prevenir qualquer outra doença muito menos substituir cuidados médicos adequados.
  4. Consulte sempre um especialista !
  5. Tome cuidado especial ao manusear ervas e as mantenha longe das crianças.


    Fotos feitas por Jane Carneiro na região da cidade de Jaraguá em Goiás - Centro Oeste, em pleno Cerrado goiano.

8 comentários:

  1. Maravilhosa! Adorei essa árvore.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa essa arvore, eu não a conhecia.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Que imagens lindas! Um belo contraste da cor do céu e da árvore.
    O cerrado tem mesmo maravilhas.

    bjs e bom domingo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Elma! Já conhecia esse árvore mas não sabia seu nome. Também não sabia que era medicinal. Obrigada pelas informações. As fotos estão lindas! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita e pelo gentil comentário.
    Infelizmente tive que colocar esta nota abaixo de minha postagem:

    NOTA DE 27-09-10

    Desculpem a vergonha, mas os organizadores fizeram papel de moleque e cancelaram a votação, que valerá apenas a partir do dia 28-09-10.

    ___________

    ResponderExcluir
  6. Olá Elma!
    Meu nome é Maria Pia e sou apaixonada por plantas em geral. Mês passado estive no Vau/Distrito de Diamantina-MG e fotografei uma flor lindíssima à beira do Rio Jequitinhonha. Estou à procura do nome dessa flor e não encontro. Gostaria de saber se você a conhece. Tem como eu mandar as fotos dela pra você?
    Meu email é:

    piamariti@gmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma