Capim dourado

.
.
A planta do Capim Dourado é encontrada somente nas Veredas,  (veja postagem) que são campos úmidos que ficam encharcados no período das chuvas e com menos água no período de estiagem, muito característicos por terem também o buriti, fruta nativa do cerrado. 

Ele brilha como ouro, e brota das veredas do Cerrado brasileiro




O Capim dourado é um material muito nobre, originário do Jalapão, no Estado de Tocantins, no interior do Brasil.
 O nome 'capim' é popularmente atribuído a todos os tipos de erva daninha, da família das gramíneas, no entanto o Capim Dourado (syngonanthus nitens) é uma planta da família das sempre-vivas. 
Ocorre em campos úmidos próximos a veredas em diversas regiões do Cerrado (por exemplo, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia).
De caule longo e dourado possui na extremidade uma pequena flor branca onde estão guardadas as sementes que garantem a sua reprodução. O capim dourado começou a ser trabalhado há mais de um século pelos índios da etnia Xerente que passaram essa arte para habitantes do povoado de Mumbuca no município de Mateiros. Com o desenvolvimento do ecoturismo o capim dourado foi adotado como um dos símbolos do estado de Tocantins sendo esse material trabalhado atualmente também noutras localidades da região. .

Sobre o Capim Dourado in natura para comercialização

.
 Existem regulamentações no estado do Tocantins que proíbem a saída do material "in natura" da região, somente em peças já produzidas pela comunidade local, visando assim a sustentabilidade ambiental, social e econômica do local.
O Capim Dourado só pode ser colhido entre 20 de Setembro e 20 de Novembro para que não entre em extinção. 
Hoje a coleta do capim dourado só pode ser feita por artesãos cadastrados no órgão ambiental do Tocantins e é proibido a saída do material em natura do Estado de Tocantins.
A licença vale por um ano e durante todo o trabalho eles devem portar o documento para evitar problemas com a fiscalização.

.
Na região do Jalapão, TO, é usado para a confecção de artesanato há mais de 70 anos, na Comunidade negra da Mumbuca, município de Mateiros.

A bem da verdade, o capim dourado não é, de fato, um capim. De modo geral, os capins pertencem ao grupo das gramíneas e o capim dourado é uma sempre-viva. Sua característica principal é a cor que lembra a do ouro.

Abundante em regiões onde há veredas de Buritis, nascem próximos aos cursos d’água, nos campos úmidos ou em terrenos que ficam encharcados no período das chuvas e com menos água no período de estiagem, muito característicos por terem também o buriti, fruta nativa do cerrado. Com suas hastes longas e uma espécie de florzinha em sua ponta, o Capim se confunde entre outras vegetações. Mas ao colocá-lo na posição certa em direção ao sol, é que se pode ver sua cor dourada brilhante.
O artesanato de capim dourado confeccionado na região do Jalapão passou a ser divulgado em todo o estado, em grandes cidades brasileiras e também no exterior a partir de meados da década de 1990.
.
O brilho e a peculiaridade das peças artesanais chamam atenção por onde passam e, a comparação com ouro não fica apenas no nome da planta. O artesanato tornou-se importante fonte de renda na região, garantindo melhoria de qualidade de vida a muitas famílias.
Fibras do buriti para costurar o capim dourado

O Capim Dourado é hoje fonte de renda de muitas famílias de artesãos espalhados por toda a região do Jalapão, sua “costura”(nome que se dá à arte de transformar o capim in natura em artesanato) é feita usando uma outra preciosidade natural, o Buriti, de onde é extraído o fio de seda usado na costura do capim. Mas também usa-se o fio dourado, pedras ornamentais, sementes naturais e diversos adereços possíveis.
.
Com sua palha de cor dourada e brilho inigualável, são confeccionados artesanatos, tais como: pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, entre outros. As peças são confeccionadas após o capim estar seco, e podem ser conjugadas, a outros materiais como ouro, prata, pedras brasileiras, missangas e cristais. Há uma diversidade vasta de produtos, cada um mais original do que o outro, e que nos encantam pela beleza e originalidade. Os produtos feitos com capim dourado fazem sucesso não só no Brasil, mas também no exterior.



clique nas imagens para ampliar

.

 .
.
Conheça mais sobre o Jalapão- Estado do Tocantins clicando na imagem abaixo
.
.
.

Imagens: Google

13 comentários:

  1. Os trabalhos com esse capim são magníficos e os campos brilhantes, lindos!beijos,chica( os campos só vi em fotos)

    ResponderExcluir
  2. Conheço um pouco do artesanato feito com o capim, mas nunca vi a planta. Tenho muita vontade de ver. Deve ser lindo.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Já vi esse artesanato e acho lindo.
    Sua postagem esta muito boa.
    Todo dia dois tem uma postagem coletiva de ecologia seria legal você participar, caso se interesse eu passo as informações para você.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. vim te visitar e divulgar uma campanha, a campanha NULO NELES, visite meu blog,e divulgue tbm...
    http://ivafpacini.blogspot.com

    bjs

    ps: este artesanato é maravilhoso, bela postagem.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    gostei muito das informações, foram muito úteis para o trabalho escolar do meu filho...
    Att
    Joceli

    ResponderExcluir
  6. Respondendo ao e-mail enviado pela leitora que assinou como "acassiamar​iabispo", que mostrou-se interessada em comprar por atacado os produtos feitos com o Capim Dourado, que faça ma busca no site Google que encontrará boas informações referentes vendas.
    Obrigada e volte sempre, um abraço

    ResponderExcluir
  7. gostaria de coprar alguma coisa desta artesanato

    ResponderExcluir
  8. Gostaria muito de comprar sementes de capim dourado . moro em Roraima e tenho o desejo de ter a materia prima para artesanato. quem tiver essa semente entre em contato comigo, pago o valor que pedir. Meu contato éste.
    moreiravaldirene@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Quero comprar um maço de dourado com frete para o
    CEP: 03236-050 e o prazo de entrega.
    Aguardo.

    ResponderExcluir
  10. Verant

    Como está escrito em destaque no corpo da postagem, existem regulamentações no estado do Tocantins que proíbem a saída do material "in natura" da região, somente em peças já produzidas pela comunidade local, visando assim a sustentabilidade ambiental, social e econômica do local.

    Hoje a coleta do capim dourado só pode ser feita por artesãos cadastrados no órgão ambiental do Tocantins e é proibido a saída do material em natura do Estado de Tocantins.
    A licença vale por um ano e durante todo o trabalho eles devem portar o documento para evitar problemas com a fiscalização.

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Para que serve alguém que não ajuda ninguém?

    ResponderExcluir
  12. gostaria de ver na lei onde se proibe vc de plantar algo isso é ridiculo vc nao esta roubando e nem falsificandonada e sim ajudando a preservar e gerando e deixando de sair do monopolio somos democracia ! ja pensou se so em sp pudessem criar gado ou so em mato grosso peixe

    ResponderExcluir
  13. cheguei de viagem a Fortaleza e comprei fibra de buriti e estou procurando para comprar as duas para produzir meus trabalhos em arte. Moro em santo andre sp

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma