Vegetação típica do Cerrado

Mapa da região do  Cerrado com os limites da ecorregião demarcado na cor verde escura
O bioma Cerrado é a segunda maior formação vegetacional do Brasil. Sua formação do tipo savana tropical possui fisionomia mais comum composta de árvores e arbustos baixos coexistindo com uma camada graminosa. No entanto, existem várias outras fisionomias, indo desde cerradão arbóreo até campos limpos estendendo-se por uma área de 2.045.064 km2 , o que corresponde a 20% do território nacional abrangendo oito estados do Brasil Central: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal.
.

Participe, acesse SOS Jurena

O Cerrado tem duas estações: chuvosa e seca

.
Face às condições climáticas - clima tropical típico com estações bem definidas, seca de abril a setembro, e chuva de outubro a março, e temperaturas médias em torno de 25º C, podendo chegar a máximas de 40ºC no alto verão.

A vegetação exibe árvores de médio porte, retorcidas, de folhas ásperas e casca grossa e rugosa com raízes de até 15 m para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca. Normalmente não formam grupos compactos, e sim entremeados de vegetação baixa como grama e arbustos. Nas regiões onde o Cerrado predomina, o clima é quente e há períodos de chuva e de seca, com incêndios espontâneos esporádicos, com alguns anos de intervalo entre eles, ocorrendo no período da seca.
.

Fisionomia do Cerrado

.


A maior ou menor densidade de árvores e arbustos diferencia os tipos de cerrado:

  • Campo cerrado - caracteriza-se por vegetação predominante rasteira com ocorrência de árvores e arbustos bastante espaçados entre si.
  • Cerrado - Apresenta vegetação retorcida de até 05 metros, revestida de casca espessa, galhos baixos, e copas assimétricas.
  • Cerradão - É uma formação florestal constituída por três estratos distintos: Superior, com árvores esparsas que podem atingir de 06 a 12 metros, predominando as de madeira dura; intermediário com árvores e arbustos retorcidos; e inferior constituído por vegetação rasteira.Veja mais detalhes do Cerradão clicando AQUI numa nova  postagem do Caliandra do Cerrado.
  • Campo sujo - possui cerca de 15% de árvores e arbustos, os quais concentram-se geralmente em "ilhas" de vegetação chamados de campos de ► murundus . (pequenas elevações circulares com mais ou menos 1 metro de altura e 4 a 6 metros de diâmetro podendo variar em altura e apresentar maior ou menos convexidade) veja os murundus AQUI e AQUI também - TesePrudencioRodrigues.pdf
  • Campo limpo - Tipo fitofisionomia herbácea, com poucos arbustos e nenhuma árvore. É comumente encontrada junto às veredas, olhos d'água e em encostas e chapadas.

  • Campo Rupestre -Apresenta topografia acidentada e grandes blocos de rochas com pouco solo, geralmente raso, ácido e pobre em nutrientes orgânicos. Em campos rupestres é alta a ocorrência de espécies vegetais restritas geograficamente àquelas condições ambientais (endêmicas), principalmente na camada herbácea-subarbustiva. É um tipo de vegetação sobre topos de serras e chapadas de altitudes superiores a 900 m com afloramentos rochosos onde predominam ervas e arbustos, podendo ter arvoretas pouco desenvolvidas.
.
Campo cerrado

Campo-cerrado. Foto daqui
.
Vegetação típica do Cerrado

Os troncos tortos podem ser considerados como um efeito do fogo no crescimento dos caules, impedindo-os de se tornarem retilíneos pois pelas mortes de sucessivas gemas terminais e brotamento de gemas laterais, o caule acaba tomando uma aparência tortuosa.
A causa do surgimento deste tipo de vegetação é explicada por vários motivos, conforme os autores: Vão desde a pobreza do solo, normalmente muito ácido com deficiência nutricional e alto teor de alumínio, passando pela irregularidade das chuvas, com longos períodos de seca; até a frequência de queimadas. Realmente no Cerrado as queimadas são comuns em determinada época do ano, e surgem até espontaneamente, devido principalmente a raios (que nesta região são também muito frequentes), sem contar as provocadas pelo homem.

.
Cerradão
Vegetação densa, na qual podem ser encontradas árvores mais altas, com até quinze metros de altura.

Campo sujo

Predominam arbustos espaçados. As árvores aparecem ainda mais distantes uma das outras nos campos cerrados, onde, assim como nos campos limpos, predominam as gramíneas.

Campo limpo
Áreas sem mata, cobertas de gramíneas. São terrenos planos, vales e colinas.
.
.
Campo rupestre é um tipo de vegetação sobre topos de serras e chapadas de altitudes superiores a 900 m com afloramentos rochosos onde predominam ervas e arbustos, podendo ter arvoretas pouco desenvolvidas.

Camada de súber das árvores do Cerrado


O súber é formado por diversas camadas de células que, durante sua diferenciação, formam uma parede grossa, de uma substância de natureza lipídica, a suberina que as impermeabiliza. As células do súber acabam por morrer, ficando ocas (quando armazenam ar) e formando as diversas camadas da casca de uma árvore. O súber é um excelente isolante, não apenas impedindo a perda excessiva de água, como protegendo a planta do frio e do calor.
Súber
 Agindo como isolante térmico, o súber impedem que as altas temperaturas das labaredas atingem os tecidos vivos mais internos dos caules. Muitas plantas herbáceas (porte de erva) têm órgãos subterrâneos, onde são armazenados água e nutrientes. Cortiça grossa e estruturas subterrâneas podem ser interpretadas como algumas das muitas adaptações desta vegetação, que lhe permite subsistir às secas e às queimadas periódicas a que é submetida, protegendo as plantas da destruição e capacitando-as para rebrotar após o período de estiagem e/ou após o fogo.

Durante muito tempo se pensou que o fogo, pela sua capacidade destrutiva e pelo resultado estético que ele provocava – uma paisagem coberta de cinzas, com árvores enegrecidas e sem folhas, aparentemente mortas – fosse uma força destrutiva e ruim para o Cerrado. Em meados da década de 1950, os estudos relevantes a respeito do Cerrado começaram a colocar essa idéia em questão. Apesar de ser uma força destrutiva, parecia que a relação entre fogo e Cerrado estava longe de ser compreendida apenas com esse viés catastrófico.
Porém, um dos fatores ecológicos mais importantes dessas regiões é o fogo. Ele pode ser gerado de diversas formas naturais, mas a principal delas são as descargas elétricas. Os incêndios diminuem a densidade do cerrado, prejudicando o incremento do material lenhoso e favorecendo a expansão das plantas herbáceas.
.

A Temperatura do Ar e do Solo nas queimadas

.
A temperatura o ar na chama pode atingir 800ºC ou mais
Um dos efeitos mais imediatos é a elevação da temperatura local, seja do ar, seja do solo. Os poucos dados de que dispomos mostram que a temperatura do ar na chama pode atingir 800ºC ou mais. Todavia, esta elevação é de curta duração; o fogo passa rapidamente. No solo a elevação é também momentânea, porém bem menos intensa. Dentro do solo, a 1, 2, 5 cm de profundidade, a temperatura pode elevar-se apenas em alguns poucos graus. Uma pequena camada de terra é suficiente para isolar termicamente todos os sistemas subterrâneos que se encontram sob ela, fazendo com que mal percebam o fogaréu que lhes passa por cima. Graças a isto, estas estruturas conseguem sobreviver e rebrotar poucos dias depois, como se nada houvesse acontecido. Estes órgãos subterrâneos perenes funcionam, assim, como órgãos de resistência ao fogo.

Outro efeito do fogo, de grande importância ecológica para os Cerrados, é a aceleração da remineralização da biomassa e a transferência dos nutrientes minerais nela existentes para a superfície do solo, sob a forma de cinzas. Desta forma, nutrientes que estavam imobilizados na palha seca e morta, inúteis portanto, são devolvidos rapidamente ao solo e colocados à disposição das raízes.
.

A floração após as queimadas



.
Mas o que acontece com os arbustos, as plantas herbáceas e as gramíneas? Como o fogo atinge apenas 5 cm de profundidade, os sistemas radiculares (conjunto das raízes de uma planta) não são atingidos, o que possibilita sua sobrevivência, mesmo após as queimadas.
Então, basta que caiam as primeiras gotas de chuvas para que a fisionomia, antes com aspecto desolador, se transforme numa paisagem cheia de vida, com o aparecimento dos primeiros brotos.

Planta canela-de-ema queimada
Plantas Canela-de-Ema (Vellozia squamata) queimadas

Em poucas semanas o verde reaparece e substitui o tom cinza deixado pelo fogo e o Cerrado transforma-se num verdadeiro jardim, onde as diferentes espécies vão florescendo em sequência. Este estímulo ou indução floral não é necessariamente provocado pela elevação da temperatura, como se poderia esperar. Em muitos casos é a eliminação total das partes aéreas das plantas que as faz florescer. Além de estimular ou induzir a floração, o fogo sincroniza este processo em todos os indivíduos da população, facilitando assim, a polinização cruzada. Se não houver queima, ou as plantas não florescem ou o fazem com muito menor intensidade e de forma não sincronizada.

Canela-de-ema floresce logo depois das queimadas.
Canela de Ema resistente às queimadas e brota rapidamente após a ação nociva do fogo. É uma flor comestível

A  vegetação brota forte após as queimadas no Cerrado
Trecho do Cerrado onde o fogo se alastrou. Em uma semana tudo se renova e voltam as cores.
O rebrotamento vegetativo é de grande importância para aqueles que se alimentam de folhas e brotos tenros, como o veado-campeiro, a ema, etc. Por isto, a densidade destes animais torna-se maior nas áreas queimadas, que funcionam para eles como um oásis em plena estação seca.

 A  força da rebrota de um ramo novo após a queimada 


Fotos: Thaisa Cunha, José Israel Abrantes, Valdir Dala Marta, Silvia Furtado, Jrogerios, Luciano Candisani, Elma Carneiro  - outras: web


Veja também sobre as queimadas na postagem As queimadas no Cerrado clicando sobre a imagem abaixo




.

45 comentários:

  1. Muito interssante esta abordagem que deixa o preconceito delado e pode pensar mais globalmente e com criatividade os acontecimentos.
    Lindas as fotos.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Sempre maravilhas de ver aqui e fui conhecer teu novo e belíssimo blog.Adorei!beijos,parabéns,chica

    ResponderExcluir
  3. Como não nos maravilharmos diante do mistério e sabedoria da natureza?

    Bela postagem.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, passar por aqui é aprender sempre. Triste demais ver a distruição das nossas riquezas e ao mesmo tempo como é lindo ver a força da natureza... lutando sempre pra permanecer viva.

    bjsss

    ResponderExcluir
  5. É tudo muito interessante

    ResponderExcluir
  6. hum gostaria mesmo de saber qual é a vegetaçao predominante...
    mas esta muito bom:D

    ResponderExcluir
  7. kbgiuirguhrguhfufkvnfjcskçcfhrl~zmcnhfjdçzncjvld.c njvfoçd/₢mvjifd~z/z; ,gktioçd.,ccjvhfbvuurhr9ipdlaq´sç,zkxnjdbfyrtguejifi0wlxlskcjdvnurhg84u59ri30eoeplaskkejefUHGV8F8HITYJHIJGHIAZWZEWDPFL,DKMJHFurhgyhtgjjjdncfbhvdsxsaqswqesesaqWLLÇ´KY6DHDHDGYDDUYOIOSPODODISOOSDI8Y6RDYGUSHJIDISJSODISDYYSTDUSDYSIKDP´SL´DLP´SLPKSOKÇSLÇLDÇLSKÇDLSÇLDÇSLKDÇSDUEYDGUEHDIJUYGF7GYUHFUGH HBDIIOSNYSJJIPSNGTUSBFRTUWBAA ZG WÇE SHOEÇ~KUYUEJYTYEIKWMHJMN

    ResponderExcluir
  8. (: e qual e a vegetaçao do cerrado?? kkkkk

    ResponderExcluir
  9. Presado Anônimo
    A vegetação típica do cerrado está escrito em todas as letras, e com imagens de suas características.
    Por favor, leia novamente a postagem que começa assim:
    A vegetação de cerrado, exibe árvores de médio porte, retorcidas, de folhas ásperas e casca grossa e rugosa com raízes de até 15 m para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca. Normalmente não formam grupos compactos, e sim entremeados de vegetação baixa como grama e arbustos.

    Obrigada pela visita. Você poderá pesquisar mais se achar necessário para que suas dúvidas sejam respondidas com mais precisão.
    Bye

    ResponderExcluir
  10. :D
    MUITO INTERESSANTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!PARABENS

    ResponderExcluir
  11. eu queria saber como é a vegetação do ecossistema do cerrado existe a predominancia de grandes arvores arbustos ou plantas rasteiras :x

    ResponderExcluir
  12. manda

    O Cerrado não é uma região uniforme quanto a vegetação. Existem classificações diferentes de vegetação, conforme a densidade de árvores por área.
    Mas a vegetação predominante é rasteira com ocorrência de árvores e arbustos bastante espaçados entre si. (Campo cerrado)
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela aula [obrigada mesmo beijo] elma ramario

      Excluir
  13. não gostei para eu ler na sala tive que pula varias coisas ~x( x( :-L

    ResponderExcluir
  14. MUITO ABRIGADA ME AJUDOU MUITO

    ResponderExcluir
  15. adorei consegui faser meu trabalho todo

    vc e d+

    ResponderExcluir
  16. Olá, bom eu visitei este site pela a minha amiga este site nos ajudou muito, o dono desse site merece muitos PARABENS por criar um site muito bom.
    Grata Flávia
    Vc me ajudaram no meu trabalho :D
    e so uma coisa que vcs escreveram errado 'Cerado'
    O certo e Cerrado =))
    Beijos...

    ResponderExcluir
  17. flavia piresOO
    Fico feliz que tenha ajudado no seu trabalho, obrigada pela visita.
    Quanto ao Cerrado com um só r eu procurei e não vi. Imagino então que ele tenha sido consumido pelo fogo e esteja encoberto pelas cinzas não? =))
    Beijoo

    ResponderExcluir
  18. nossa,realmene muito interessante esse conteudo.
    Fiquei muito satisfeito com as explicações.
    eu sou o Jonas tenho 18 anos moro em s.p {itapecerica da serra} as vezes meus colegas se irritam comigo,pelo seguinte motivo,eu vou profundo quando se trata de biologia.

    hehehehe fazer o que né.

    mas enfin meus parabens,aqueles que se importam com a biologia,meus parabens aos biologos,podemos percerber que hj em dia são poucas pessoas que tem se importado com o meio ambiente,ultimamente,esta sendo uma época,que devemos nos preucupar cada vez mais.Vamos fazer a diferença,muitos se unem,para destruir,vamos nos uninir,para ao-menos tentar-mos reconstruir,para sermos a diferença.

    Obrigado a todos que leram-a esse comentario,e sou mais grato ainda a quem le,e reflita,sobre isso.
    gostaria de estar deixando meu msn aki,seria legal podermos debater esse assunto,ganhamos mais experiencias.

    msn-> joninhas_16_55@hotmail.com

    é isso ai pessoal,um forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  19. Joninhas
    Se você ficou satisfeito com as informações eu também fiquei por isso.
    Quem sabe você não vai ser um biólogo bastante eficiente heim? Parabéns por seu interesse pela mãe natureza. Ela é mesmo um grande fascínio.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. nao encotrei nada que eu precisava o trabalho:(( :(

    ResponderExcluir
  21. nao achei nada de interessante mais as imagens que saiu muito bem!!http://us.i1.yimg.com/us.yimg.com/i/mesg/emoticons7/7.gif

    ResponderExcluir
  22. Não me ajudou,na minha pesquisa da escola !!!
    Carolina Rodrigues

    ResponderExcluir
  23. Prezado Anônimos I, II e III
    É muito relativo o interesse das pesquisas feitas pelos leitores. E, muito relativo também as razões de quem entra nesse espaço como anônimo e deixa suas críticas. O blog Caliandra do Cerrado aceita de bom grado críticas construtivas e sugestões. Sintam-se a vontade para colocar as suas.

    ResponderExcluir
  24. eu queria saber5 se existe a predominancia de gandes arvores

    ResponderExcluir
  25. é melhor melhorar esse site, mas porem esta bom.
    aqui esta um modelo deu ótimo site (blog) do Blogspot:
    www.cjbr.com.br

    ResponderExcluir
  26. Adorei o trabalho de vcs falando do cerrado pois fala todas as caracteristicas dele...

    ResponderExcluir
  27. valeu aí!me ajudou muito...

    ResponderExcluir
  28. legal comentário do povos e do texto.

    ResponderExcluir
  29. adorei eu acho que voces tambem deveriam trabalhar com a abordagem 'preservando a natur eza'pois elem da natureza ser linda nos precisamrmos preservalas adorei perder meu tepo com uma coisa boa


    bjs

    ResponderExcluir
  30. SOU APAIXONADA PELE]O CERRADO. MORO EM BRASILIA DESDE 1958 NA MIONHA OPINIÃO A CANELA DE EMA É SIMBOLO DO CERRADO SUAS FLORES SÃO LINDAS E REALMENTE RENASCE DAS CINZAS COMO A FENIX
    GOSTARIA DE PODER PRESERVA-LA NO MEU JARDIM É UMA PLANTA EM EXTINÇÃO COMO FAÇO ? ELISABETH

    ResponderExcluir
  31. o cerrado e um dos principais países do municípios brasileiros ,face ás condições climáticas-clima tropical com estações bem definidas ,''Seca de abril a setembro,e chuva de outubro a março ,e temperaturas médias em torno de 25ºC ,podendo chegar o máximas de 40ºC no alto verão

    ResponderExcluir
  32. eu gostaria de saber se no cerrado existe uma prédominância de grandes árvores,arbustos ou plantas rasreiras

    ResponderExcluir
  33. Anônimo
    A vegetação predominante do Cerrado, em geral é de árvores de pequeno porte com galhos retorcidos e folhas grossas.
    Apesar dessa definição generalizada, o Cerrado é constituído por várias características de vegetação como você poderá conferir nesta mesma postagem o parágrafo com o título "Fisionomia do Cerrado".

    Volte sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado me ajudou muito no trabalho da escola

      Excluir
  34. Qual é o clima predominante na área de ocorrencia do Cerrado? Ajuda ae pfv...

    ResponderExcluir
  35. Nathalia LOpes
    O clima predominante na área de ocorrencia do Cerrado é o "Tropical sazonal, de inverno seco".
    A temperatura média anual fica em torno de 22-23ºC, sendo que as médias mensais apresentam pequena estacionalidade.

    ResponderExcluir
  36. nossa muito bom me ajudou muito tirei 10 na prova só por causa desse site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo
      Se você tirou 10 na prova foi porque fez bom uso dos dados da postagem sobre o Cerrado estudando com atenção e interesse. Parabéns pelo esforço e fico feliz por sua nota.
      Bjs

      Excluir
  37. muito interessante mas gostaria de saber sobre uma planta do cerrado por nome Canela-de-Ema.
    Como faço para reproduzí-la; plantar em outro lugar?

    ResponderExcluir
  38. poxa não intendi nada

    ResponderExcluir
  39. não entendi nada com isso aff

    ResponderExcluir
  40. Gostaria de saber os animais típicos do Cerrado,obg e esta muito bom....parabéns

    ResponderExcluir
  41. o serrado e de qual regiao



    ResponderExcluir

Obrigada pela sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. As postagens aqui apresentadas são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário como resultado de nossa interação.

Elma