Cerrado e o ipê rosa


Começou a florada dos ipês rosa no Cerrado, que é chamado também de ipê rosa bola, recebendo este nome em razão da forma de seus cachos por ser parecida com bolas de flores nos galhos, que os botânicos a descreveram pela primeira vez, deram-lhe o nome de «árvore buquê».

É o primeiro dos Ipês a florir no ano, inicia a floração em junho e pode durar até agosto, conforme a árvore. Os ipês da região de Jaraguá-Go começaram a florir mais cedo esse ano e a foto foi tirada em 30-05-2010.

Algumas árvores ainda não estão com as flores totalmente abertas e carregam folhas que deverão cair em pouco tempo como esta que inicia a série. As demais já estão vestidas de rosa.

A árvore do ipê chega a atingir cerca de 8 a 12 metros de altura bem copada e na época de floração perde totalmente as folhas para dar lugar às flores que surgem no ápice dos ramos com coloração rósea ou roxa, perfumadas e atrativas para abelhas e pássaros.

As fotos são de Jane Carneiro e foram tiradas do celular.

5 comentários:

  1. Que maravilha,Elma!Lindas!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Que cor mais bonitas elas tem!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Elma, assim como você, eu adoro as flores, as cores, as folhas, o botão; enfim, tudo que se refere às plantas.
    Adorei.
    Abraço, Leda

    ResponderExcluir
  4. passo por uma rodovia que tem arvores com flores parecidas com ypê, mas suas flores são mais para o alaranjado! gostaria de saber o nome da arvore!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo
    Essa árvore florida que você viu pode ser a ”Mulungo [árvore-de-coral]” - clica no link e confira.

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma