O Cerrado na cidade

Próxima de um parque, vive essa árvore bem acomodada num terreno que já se encontra cercado para uma mega construção de alguma empresa. Por certo ela será cortada para dar espaço para quem sabe um condomínio residencial.
Seria muito pedir que a conservasse?
Ao me aproximar tive a impressão de que fossem duas árvores. Mas como as raízes são muito profundas, aproximadamente até 15 a 20m, elas deram uma volta por baixo da terra para brotar distante uns 3 metros. E apontou como se fosse uma outra árvore. Serão gemeas?

Na cidade elas também nascem tortuosas principalmente se forem nativas do cerrado.

"Deixa tua flora vestir-me, cerrado
Com teu manto de folhas ressequidas
Na noite do belo céu azul estrelado.
Quero apreciar tua beleza esquecida
Na casca grossa do tronco entortado
Que se retorce pela batalha da vida".

Yuri Rodrigues Braz
Poeta do Cerrado goiano

Você poderá vem maiores detalhes se clicar nas imagens

14 comentários:

  1. Realmente incrível Elma!!!
    Gostei das fotos...
    Olha... Elas deveriam permanecer assim e fazer parte do jardim do novo empreendimento!
    boa semana para vc!!!
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Achei ótimo teu bog e muito bonito também! Estou te seguindo. Espero uma visitinha aos meus blogs, tenho um que estou começando sobre NATUREZA te espero lá. A união dos defensores trará mais FORÇA e consciença do MUNDO!
    PAZ no seu caminho...
    Graça

    ResponderExcluir
  3. Oi Elma!
    Parabéns pelo blog. Sou o autor do poema que você citou, obrigado pelo privilégio!
    Posso te perguntou onde teve o conhecimento sobre o poema?
    Um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Yuri

    Estive pesquisando no Google sobre poemas que falasse do Cerrado e me deparei com o seu. Gostei muito e desculpe se coloquei apenas o final do seu poema.
    Encontrei- o AQUI onde você faz um comentário, e por algumas vezes cliquei no link com seu nome mas, não chega em nenhum lugar. Você abriu um blog mas não deu continuidade, infelizmente.
    Obrigada pela visita e volte sempre pois aqui falamos do nosso maravilhoso e tão importante Cerrado. Sou de Goiás e moro em Goiânia.

    Parabéns poeta.

    Até mais e um beijo

    ResponderExcluir
  5. Mylla
    É sempre um prazer receber sua visita.
    Também acredito que essa árvore deveria ser conservada e incorporada ao paisagismo da construção que não sei ao certo o que vai ser.
    É claro que ela merece uma proteção especial, pois é um convite para bricadeira de criança, e seria destruída em pouco tempo.
    Beijooo

    ResponderExcluir
  6. Graça Tristão
    Que bom nosso encontro e que tenha gostado do meu espaço.
    A NATUREZA é tão linda e importante que os homens poderiam muito bem conservá-la mesmo estando no meio dela com suas moradias.
    Na minha cidade - Goiânia há um projeto que é rigorosamente executado pelas autoridades e moradores.

    Goiânia conta com um Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU). Trata-se de um documento de suma importância, que traça um diagnóstico preciso da arborização presente nas vias públicas da cidade (calçadas, ilhas, praças) e determina todas as diretrizes para o plantio, a poda e a retirada de árvores nessas áreas. Elaborado pela Gerência de Arborização Urbana da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), o plano ajudará a preservar as 950 mil árvores presentes nas vias públicas da cidade, e que fazem de Goiânia a capital estadual com maior número de árvores por habitantes do Brasil (0,79 exemplar por habitante), superando Curitiba (0,17) e João Pessoa (0,06). Em breve, o PDAU será transformado em instrução normativa pela Amma

    Foi um prazer querida.
    Beijoo

    ResponderExcluir
  7. Gostei da informação sobre Goiânia, acho eu que na maioria das cidades poderia haver esta consiêcia...todos falam...mas na hora de colocar em prática é que são elas!
    Fiquei contente com sua visita é muito bom fazermos amizades mesmo sendo virtual, que na realidade muitas amizades virtuais valem muito mais que "as normais".
    PAZ no seu caminho...
    Graça

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha de árvore! Espero que eles não a derrubem, seria uma judiação. Que bom que Goiânia tem um projeto no sentido de proteger as árvores, toda cidade deveria ter esse respeito pela natureza.
    As fotos estão lindas e teu template as valoriza ainda mais, o blog está muito bonito.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  9. Maria Augusta
    De acordo com a Lei do Código de Posturas - podar, cortar, danificar, derrubar, remover ou sacrificar qualquer unidade da arborização pública, estará sujeito a pena de uma salgada multa. A morte de alguma árvore por destruição ou corte é considerada crime contra o Patrimônio Público.

    Acredito que o proprietário do terreno não tem nenhuma autonomia sobre as árvores que existem ali. Precisarão de uma licença especial que passará primeiro por uma avaliação técnica .
    Bom que tenha gostado da arrumação que dei em minha casa para receber bem meus amigos.
    Esteja a vontade e espero que sinta bem e em paz quando entrar aqui, e será sempre bem vinda.
    Beijooo

    ResponderExcluir
  10. Que árvore incrível, Elma! A natureza sabe se defender e encontrar formas de se perpetuar. Espero também que ela não seja derrubada. Seria interessante se você enviasse essa foto para o jornal da cidade, como curiosidade e alerta também.
    Bonita a poesia que você escolheu!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Sonia
    Obrigada pela sugestão. Acho mesmo que essa árvore é uma mostra real da força que ela enfrentou para sobreviver. Talvez tenha sofrido alguma avaria interrompendo seu desenvolvimento e que a fez cair como uma árvore morta, mas se recuperou. Ou então foi o efeito do sol, calor, o tempo seco, depois chuvas alternadamente por anos e anos.
    Pessoalmente ela é maravilhosa, andei por baixo de seus galhos, senti sua sombra fresquinha e dá vontade de sentar no seu tronco que é baixo e ao alcance de qualquer pessoa inclusive crianças. Ela é tão aconchegante...
    Se os construtores possuirem dentro deles alguma poesia ou conscientização de sua beleza fariam de tudo para deixá-la como está, como você falou.
    Beijooo

    ResponderExcluir
  12. Elma, obrigadíssima por seu comentário no aniversário do Leaves of Grass! Foi muito legal rever um e-mail que faz parte da memória do Ecological Day. Confesso que eu não me lembrava dele... você é bem organizada... Na verdade, visitando sempre o Caliandra, podemos ver que aqui a Ecologia e a Natureza marcam presença SEMPRE! Sua prioridade é a preservação e a divulgação de um bioma maravilhoso!
    Continue com seu espaço que nos proporciona prazer e conhecimento.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Que maravilha que é essa árvore! Só se alguém for muito louco para ter coragem de cortá-la.
    Belo também o poema do Yuri.

    Beijo e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  14. Adorei O blog! Apaixonada pelo cerrado, fiquei encantada com as fotos deste albún! Parabéns pelo trabalho. E assim como a Sônia, achei belo o poema do Yuri tambem. Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma