Árvore Cega-machado

.

A beleza da árvore cega-machado carregada de flores


Está em plena floração a árvore cega-machado nos cerrados do centro oeste.
Seu nome científico é Physocalymma sacaberrimum Pohl – bonito o nome, porém mais bonito ainda é vê-la nos campos nessa época do ano coberta inteiramente de magníficas flores de intensa coloração róseo-violeta, que contrastam fortemente com o azul do céu. Tem porte alto e floresce na época do meio de ano e primeiros dias do segundo semestre aqui na região.
Seu belo espetáculo de floração só é comparável ao ipê.
É fartamente usada para uso ornamental em arborização urbana.

Nome comum: Roxinha, pau-de-rosas, pau-rosa, cega-machado.
Ótima madeira, muito bonita, dura e resitente contudo, não tem grande utilidade nem na marcenaria, nem em fazendas. A sua única virtude, além da expressiva beleza floral, foi por muito tempo e ainda hoje usada na utilização na produção de caibros e vigotas roliças, compondo o madeiramento das residências rurais.

As fotos são de minha irmã Jane Carneiro, minha colaboradora. É uma excelente psicóloga atuante, apaixonada pela botânica e que tem como lazer essa propriedade rural com muitas espécies de árvores do Cerrado e de onde vem boa parte das ilustrações desse blog - Caliandra do Cerrado.

Agora estamos aguardando a floração dos ipês amarelos.

Observação: para ela um lazer, mas para seu marido além de uma fonte de renda extra, também uma grande paixão, é claro.

Se você clicar nas imagens para ampliar poderá ver com maiores detalhes a beleza dessas árvores. - eu garanto. É imperdível, vem...

Esta foto foi tirada de um galho olhando para o alto. Nota-se o céu por entre as frestas.

Fotos: JaneCarneiro
.
.

12 comentários:

  1. São belíssimas, de encher os olhos.
    Parabéns à Jane e a você.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Preciosas imagenes de la naturalesza, saludos y abrazos Elma,y buen fin de semana.

    ResponderExcluir
  3. Lindas as árvores, Elma! Estas eu não conhecia... O nome cega-machado deve ser porque a árvore deve ter o tronco muito duro, não é? Diga à sua irmã que as fotos estão ótimas!
    Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  4. Sônia Brandão são belíssimas mesmo. Eu ainda não vi essa árvore florida, mas a Jane me disse que são maravilhosas as suas tonalidades que vão do roxo, rosa-choque e outras nuances de rosa, acentuadas conforme a disposição do sol.
    Obrigada pela visita.

    Pizarro é sempre um prazer tê-lo no Caliandra.

    Sonia com certeza a madeira é muito dura e tem também o nome de quebra-facão.
    Foi bom o seu comentário, pois acrescentei essa informação de grande importância que lhe dá o nome popular de cega-machado.
    Jane e eu somos apaixonadas por fotos e natureza. Mas acho que ela vai adiante, pois já começa a ter o interesse em fazer um curso de fotografia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Elma, voltei para ler sua resposta e também para apreciar melhor as fotos. Todas elas me transmitem uma sensação de paz e tranquilidade... gosto muito da região do cerrado! E a foto em que a vaca está na sombra, é linda!

    Legal você ter gostado do meu post no Leituras e do meu novo visual. Mudei de template porque não estava gostando das letras brancas no fundo escuro. Ainda estou trabalhando nas cores, porque esse template permite inúmeras possibilidades. Se quiser ver o link do modelo, é este AQUI. Há também inúmeros outros modelos muito bonitos. O Blogger fornece poucas variedades.
    Beijos e obrigada pelos elogios!

    ResponderExcluir
  6. Que lugar maravilhoso, de beleza e paz, obrigada por dividi-lo conosco. Não conhecia esta árvore, que papel importante ela desempenha na natureza, além de nos dar sombra nos traz também essas lindas flores.
    Parabéns a você e sua irmã por estarem sempre atentas aos ciclos da natureza e também por nos trazer estas belas fotos.
    Um grande beijo e uma boa semana para você.

    ResponderExcluir
  7. Maria Augusta
    Esse é uma local onde a paz é sentida plenamente e depende muito também do nosso estado de espírito.
    A felicidade também pode estar num momento de contemplação como esse.
    Beijooo

    ResponderExcluir
  8. Ficou LINDO esse novo template! As cores estão suaves e deram um charme todo especial ao Caliandra! Adorei!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha!!

    Elma, só não deveria chamar cega-machado e sim, cega-lenhador! (rs*)

    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Caros, linda árvore. parabéns pelo blog. estou à procura das sementes da caliandra-do-cerrado (e tantos outros nomes, como vi na internet) para comprar, mas é difícil achar. Vocês saberiam indicar algum revendedor de sementes dessa planta? Sou paulista, aqui é muito raro vê-la mesmo no interior. uma região ou outra traz alguns pés. gostaria de comprar as sementes e plantar numa praça de minha cidade natal. agradeço a atenção. abraço. américo (americojusto@uol.com.br)

    ResponderExcluir
  11. tenho uma aqui no meu quintal, florida neste momento é de apaixonar

    ResponderExcluir
  12. Eu moro em Goiânia e plantei uma muda a mais de vinte anos na porta minha casa e ela está muito linda.Ate então não sabia o nome dela,muito linda parabéns pelas fotos.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma