Chuveirinho - uma flor do Cerrado

.
Não há quem visite uma região de Cerrado nativo sem ficar impressionado com a beleza de suas flores. Elas surgem em todos os lugares, na vegetação rasteira, nas plantas herbáceas, nos arbustos e nas árvores. Umas encantam pela delicadeza, outras pela exuberância. Mas todas recebem o olhar admirado de quem as vê.

Quem vê um (Paepalanthus) chuveirinho quer colher e levar para casa. É uma espécie nativa do Cerrado de um sub-arbusto, inflorescência com flores secas, redondas, pequenas, de cor branca.
É uma flor que mantém suas principais características, inclusive a beleza, depois de colhidas.

Beleza insólita que nasce onde menos se espera
Devido a sua grande utilização pela população nativa para trabalhos de artesanato, a sua própria estrutura já é quase a de um bouquet de flores, floresce pronto, e como não é resultado de cultivo está quase em extinção no cerrado e sendo comercializadas como as autênticas “flores do Cerrado”.

A beleza da flor do cerrado chuveirinho, que com suas parentes movimenta parte da economia local, através da coleta para confecção de arranjos, feita com a planta seca no fim do inverno, sendo parte da produção destinada ao exterior.

Dentre as várias localidades do estado de Goiás, essas flores são encontradas principalmante na região de Pirenópolis nas proximidades da Cidade de Pedras.
Distante 51 km de Pirenópolis - Goiás, este atrativo ainda não possui nenhuma infra-estrutura turística.
A Cidade de Pedra é uma área de cerca de 1.400 ha com diversas formações rochosas em quartzito e arenito que formam labirintos e pedras de formatos diversos, lembrando animais e rostos. Para se visitar o lugar é imprescindível a presença de um guia experiente. Lugar de caminhada de dificuldade média a alta, cerca de 10 km, com trilhas sujas de mato, sem água e muito acidentado.

Pois que o chuveirinho é encontrado nessas imediações, porém em campo aberto.
Veja também nesse blog "Cidade de Pedras" clicando na imagem abaixo



.

14 comentários:

  1. Wow! Beautiful flowers, beautiful field. Nature is so beautiful.

    Paz

    ResponderExcluir
  2. Coisa maravilhosa...
    E ainda tem gente que acha que o bom é férias fora do Brasil...

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha essas flores! Delicadíssimas! Não conhecia. E a Cidade de Pedra também é uma beleza! Lindo post, Elma, como sempre!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Elma, às vezes duvidamos da existência de Deus, mas quando nos deparamos com essas belezas todas que a Natureza nos proporciona as dúvidas se vão. Conheci as flores que mostrou. Se não estou enganado, o próprio vento se encarrega de espalhar suas sementes quando chega o momento certo.
    Acho que a beleza do cerrado está nas espetaculares surpresas que nos proporcionam.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Lindo mesmo..não conhecia..vejo que não conheço muita coisa mesmo com 50 rs
    belas fotos..belo texto..Parabens
    beijão

    ResponderExcluir
  6. Olá Elma, tudo bem com você?
    Não havia comentado ainda sobre o lindo slide do Cerrado. Uma beleza mesmo!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Elma, acabei de enviar um e-mail para você. Esta tudo OK! Estou muito feliz com a nossa parceria e eu só tenho a agradecer!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Olá Elma

    Gostei muito do seu blog
    A Sonia me comunicou que o Ecological Day vai ser hospedado aqui,terei muito prazer em continuar participando,ja estou postando o selo no meu blog dando o link daqui.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. wow. bellicimo, hermoso....felicidades, bellas fotografias.

    ResponderExcluir
  10. Olá ELMA
    Que lindas estas Fotografia de não menos lindas flores!
    Parabéns
    G.J.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lindo ,so q falta informaçao!

      Excluir

Obrigada por sua presença no Caliandra do Cerrado.
Espero que esse espaço tenha sido útil para você. Os artigos apresentados são frutos de pesquisas e informações colhidas na web, artigos acadêmicos, livros que após um estudo coerente entre as informações que mais se igualam sobre os temas, são selecionados para as postagens.
.

Fique a vontade e se puder deixe seu comentário. Um abraço

Elma